Notícias

Otimismo com ações de conscientização marca abertura do Congresso Internacional de Trânsito

17.07.2012 - 20:33
  • Mesa de abertura. Foto: Fabio Nassif.

  • Auditório lotado. Foto: Mariana Tochetto

  • CEO da TAC, Janet Dore. Foto: Gabriel Guidotti

  • Pocket Show Ernesto Fagundes. Foto: Mariana Tochetto

  • Presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos. Foto: Fabio Nassif

  • Presidente do Cetran/RS, Jaime Pereira. Foto: Fabio Nassif

  • Vice-governador, Beto Grill. Foto: Fábio Nassif

  • Presidente do Denatran, Julio Arcoverde. Foto: Fabio Nassif

  • Deputado Estadual Miki Breier. Foto: Fabio Nassif

Alerta quanto aos graves números de mortes e acidentes no trânsito brasileiro, mas otimismo em relação às ações que vem sendo realizadas no sentido de combater a acidentalidade e mudar o comportamento dos condutores. Foi com este tom que começou, na noite desta terça-feira (17) em Porto Alegre, o Congresso Internacional de Trânsito - Ideias que salvam vidas, promovido pelo Detran/RS. O evento, que segue até quinta, vai apresentar projetos exitosos e analisar o primeiro ano da Década de Ação pela Segurança do Trânsito.

Mais de 1,2 mil participantes se inscreveram para o encontro que visa compartilhar experiências que tiveram êxito no combate à violência no trânsito. O Congresso marca os 15 anos do Detran gaúcho e integra a Década de Ação pela Segurança do Trânsito, estabelecida pelas Nações Unidas, cujo objetivo é reduzir em 50% o número de vítimas de acidentes de trânsito até 2020.

“O número de inscrições mostra a mudança de comportamento na sociedade brasileira como um todo que, determinada, está conseguindo realizar ações para acabar com essa tragédia continuada”, afirmou o vice-governador gaúcho, Beto Grill. Presidindo o Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, ele destacou as ações realizadas pelo governo do Estado, que colocou o tema do trânsito como prioridade, através da articulação entre os órgãos públicos e a busca de experiências que deram certo ao redor do mundo.

A abertura da cerimônia, no centro de eventos do Barra Shopping Sul, foi marcada pelo otimismo com os resultados das ações já realizadas no Brasil, mas com o alerta de que o caminho é longo para reduzir os trágicos índices de acidentalidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que, em 2009, aproximadamente 1,3 milhões de pessoas morreram em acidentes de trânsito em 178 países. No Brasil, o número de óbitos por acidentes com transporte terrestre aumentou em 24% entre os anos de 2002 e 2010, passando de 32.753 para 40.610, segundo levantamento do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde divulgado no ano passado.

“Se chegarmos, em 2020, a atingir 50%, teremos que ter vergonha dos números em nosso país. Serão 20 mil mortes e não podemos achar que isso é bom”, lembrou o deputado estadual Miki Breier, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro da Assembleia Legislativa. “A realidade é que o número de acidentes no Brasil e no mundo são assustadores. É nosso dever e responsabilidade reverter essa situação”, complementou o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) do Ministério das Cidades, Júlio Ferraz Arcoverde.

De acordo com o diretor-presidente do Detran gaúcho, Alessandro Barcellos, a união de esforços, a articulação entre os órgãos públicos e a prioridade dada ao tema do trânsito vêm permitindo a construção de uma política pública de combate à violência no trânsito. “Essa atitude foi fundamental para que iniciemos uma trajetória na direção da redução da acidentalidade”, afirmou Barcellos, opinião referendada pelo presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Jaime Lobo da Silva Pereira, para quem o Rio Grande do Sul passa por um novo momento na política de trânsito. “A integração com os municípios vem proporcionando ao Rio Grande do Sul acabar com a impunidade do trânsito, para que todos tenham consciência de sua responsabilidade”, ressaltou.

Emocionado, o presidente do Detran gaúcho relembrou uma passagem familiar. “A vida não tem um preço monetário. Para nós, a vida de cada um tem valor e cada um de nós sabe o valor que a vida tem. Dessa forma, não poupamos esforços para conhecer essas ideias que deram resultado e salvaram vidas”, disse Barcellos.

Serão, no total, 15 palestras ao longo do evento, que trarão experiências exitosas em estados brasileiros e países como Austrália, Espanha, França e Argentina, que conseguiram reduzir os acidentes no trânsito. “Todas as ideias foram propostas por pessoas iguais a nós, que um dia disseram ‘basta’. Essas pessoas levantaram de suas cadeiras, arregaçaram as mandas e construíram com seus parceiros ações concretas com o objetivo de mudar o que parecia imutável”, finalizou o presidente do Detran/RS.

A cerimônia de abertura do Congresso Internacional de Trânsito foi encerrada com a apresentação da peça “Exército de Sonhos”, o primeiro espetáculo montado pela Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, entidade fundada em 1996 em Porto Alegre. Após o encerramento, os participantes acompanharam a realização, em frente ao shopping, de uma blitz da Operação Balada Segura, uma das ações que vem sendo implementadas pelo Detran/RS.

Daniel Cassol
de Porto Alegre