Palestrantes

  1. Felipe Rodríguez Laguens

    Felipe Rodríguez Laguens

    Agencia Nacional de Seguridad Vial - Argentina

    Graduado em administração (UNLP), tem pós-graduação em economia pública, ciência política e finanças públicas (ESEADE, UADE, UTDT, UBA). Atualmente desempenha o papel de Diretor Executivo da Agência Nacional de Segurança Viária. Outros cargos ocupados na administração pública: Subsecretário de Assuntos Municipais do Governo da Província de Buenos Aires, Subsecretário de Coordenação de Políticas Públicas da Liderança de Gabinete do Governo da Província de Buenos Aires. Subsecretário de Planejamento Estratégico da Municipalidade de La Plata. Subsecretário de Gestão Municipal do Ministério do Interior. Suas áreas de especialização são: sistemas de gestão do estado a nível municipal, provincial e nacional. Planejamento e controle, auditoria e sistemas de informação aplicados à Gestão Pública, orçamento, desenvolvimento e implementação de programas.

  2. Émilie Vasquez

    Émilie Vasquez

    França

    Mestre em Direito Penal e Política Criminal Européia e em Gestão de Riscos e Crises, Émilie Vasquez é especialista em cooperação internacional entre instituições policiais e de fiscalização. Há quatro anos integra o setor de Negócios Internacionais do Civipol, conselho pertencente ao Ministério do Interior da França dedicado à exportação da expertise francesa nas áreas de polícia, fiscalização e segurança civil. Especialista em gestão de multidões e de segurança viária, além de prevenção de delinquência e de ações terroristas, Émilie Vasquez dirigiu diversas missões de auditoria e de formação especializada. Entre elas, destaca-se a modernização do sistema de fiscalização de trânsito de Beirute, o aperfeiçoamento da segurança do aeroporto de Abu Dabi e a qualificação da polícia anti-narcóticos iraniana.

  3. Janet Dore

    Janet Dore

    Victoria’s Transport Accident Commission (TAC) - Austrália

    Atuou no Tribunal de Planejamento de Recursos de Victoria mantendo ao mesmo tempo compromissos acadêmicos no (então) RMIT e FIT. Foi a primeira CEO da recém constituída Cidade de Ballarat. CEO do Conselho da Cidade de Newcastle e Chief Claims Officer da TAC. É Diretora do Instituto de Pesquisa para Segurança, Compensação e Recuperação (ISCRR), o Comitê de Geelong, e foi nomeada membro do Painel Consultivo de Peritos sobre o Plano Nacional de Seguros e Deficiência (NDIS) em 2012. Possui MBA da Universidade Deakin e é membro do Instituto Australiano de Gestão e do Instituto Australiano de Diretores de Companhias. Atua como CEO da Victoria’s Transport Accident Commission (TAC) desde outubro de 2008.

  4. Joël Valmain

    Joël Valmain

    Delegação Interministerial pela Segurança Viária, do Ministério do Interior da França

    Mestre em Ciências Econômicas, Joël Valmain já atuou como instrutor e como examinador de trânsito. Em 1984, passou a fazer parte da Direção pela Segurança Viária do Ministério dos Transportes da França, onde se responsabilizou pela regulamentação da habilitação de condutores. Em 2004, foi convidado a integrar a Unidade de Segurança Viária da Comissão Européia, onde gerenciou projetos de pesquisa e assumiu os contatos com a Organização Mundial da Saúde e a ONU. Em 2007, organizou em Bruxelas a Primeira Jornada Européia pela Segurança Viária, focada nos jovens como vítimas. Após seis anos de experiência internacional, voltou em 2009 à França para assumir o posto de Conselheiro Técnico do Delegado Interministerial pela Segurança Viária para questões internacionais.

  5. María Seguí Gómez

    María Seguí Gómez

    Diretora-Geral de Trânsito da Espanha

    Bacharel em Medicina e Cirurgia Geral, com mestrado em Saúde Pública, pela Universidade de Barcelona. Pela Universidade de Harvard, possui mestrado em Ciências da Saúde e doutorado em Medicina (especialidade de Ciência Política). Sua tese de doutorado foi sobre as implicações da decisão do Congresso dos EUA para implantar airbags na frota de veículos de passageiros e sua principal linha de pesquisa tem sido a segurança rodoviária. Membro de organizações europeias e norte-americanas profissionais, ocupou cargos na Associação para o Avanço da Medicina Automotiva e tem trabalhado em questões de política de transportes com o Banco Mundial, DG TREN Europeia e Organização Mundial de Saúde.

  6. Alessandro Barcellos

    Alessandro Barcellos

    Detran/RS

    Formado em Administração, com especialização em Gestão da Inovação pela Unicamp. Foi professor da Escola de Administração da UFRGS de 2009 a 2010. Em 2003 assumiu a Gerência de Pesquisa e Desenvolvimento da CGTEE/Eletrobrás e, em 2006, coordenou o GT Nacional de Mudanças Climáticas do Grupo Eletrobrás. Participou da gestão frente o DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) nos anos de 1996 a 1998. Foi Chefe de Gabinete da Deputada Estadual Cecilia Hypolito de 1999 a 2002 e Chefe de Gabinete do Deputado Federal Henrique Fontana em 2010.

  7. Audea Lima

    Audea Lima

    STRANS – Teresina/PI

    Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí. Professora da rede municipal da Prefeitura de Teresina, especialista em Educação (UFPI), em Gestão de Trânsito e Transportes (FECEA-PR) e em Gestão Pública (FGV). Está na Gerência de Educação de Trânsito da STRANS, órgão municipal de trânsito e transportes, onde atua na coordenação executiva do Projeto Vida no Trânsito em Teresina-PI.

  8. Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho

    Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho

    Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

    Engenheiro civil com mestrado em engenharia de transportes pela Coppe/UFRJ. Trabalhou na Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte – BHTRANS, empresa responsável pelo gerenciamento do sistema de transporte e trânsito da capital mineira; foi gerente técnico da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos — NTU; participou do grupo técnico da ABNT que desenvolveu as normas de acessibilidade nos sistemas de transportes públicos urbanos NBR 14022 e de fabricação de ônibus urbanos NBR 15570, além de ser Professor Universitário das disciplinas de estatística, pesquisa operacional e logística. Atualmente é Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada — Ipea, onde desenvolve estudos e pesquisas sobre mobilidade urbana e atualmente coordena a pesquisa “Custos dos Acidentes de Trânsito no Brasil”.

  9. Celso Alves Mariano

    Celso Alves Mariano

    Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba

    Diretor de Educação da Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba - SETRAN. Engenheiro e Especialista em Trânsito pela PUCPR. Fundador da editora especializada em trânsito Tecnodata Educacional Ltda onde atuou como Diretor Corporativo, Diretor de Conteúdo, Diretor Comercial, redator, locutor, apresentador, produtor, editor de áudio/vídeo, revisor, pesquisador, palestrante e treinador. Foi um dos idealizadores do www.portaldotransito.com.br, atuando como Diretor e Consultor Técnico; escreve para regularmente para o www.blogdotransito.com.br. Fundador do Instituto Prevenir e da DTMS Tecnologia.

  10. Cheila Marina de Lima

    Cheila Marina de Lima

    Ministério da Saúde

    Enfermeira pela Universidade Federal de Goiás, especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. Foi diretora de Centro de Saúde; Centro de Atenção Integral à Saúde e Distrito Sanitário de Goiânia. Foi gerente de enfermagem do Pronto Socorro do Hospital de Urgências de Goiânia. Organizou a implantação do SAMU de Goiânia. Foi membro do Comitê Gestor de Urgências de Goiânia. Foi responsável pela implantação do Projeto de Redução da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito – Mobilizando a Sociedade e Promovendo a Saúde e assessora técnica da Assessoria de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. Foi consultora técnica pela OPAS e atualmente é consultora técnica da Área Técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde.

  11. Heloisa Martins

    Heloisa Martins

    Companhia de Engenharia de Tráfego/SP

    Heloisa Martins é paulistana, historiadora pela USP e Mestre pela FGV-SP em Administração Pública e Planejamento Urbano. Trabalha há mais de 30 anos com planejamento urbano e de trânsito, tendo atuado a maior parte do tempo na Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, CET. Partilhou a autoria de um Manual para o curso de capacitação para profissionais de Transito do DENATRAN referente a Pólos Geradores. Coordenou os trabalhos da CET sobre segurança de trânsito para motocicletas Atualmente chefia a Assessoria da Superintendência de Segurança de Trânsito da CET São Paulo, estruturando a Gestão do Conhecimento na empresa.

  12. Ivanise Maria Rotta

    Ivanise Maria Rotta

    AGETRAN – Campo Grande/MS

    Mestre em Educação – UCDB/2006, Coordenadora Geral do Projeto Vida no Trânsito em Campo Grande-MS, Chefe da Divisão de Educação para o Trânsito – AGETRAN. Foi conferencista no Encontro Nacional de Crimes e Segurança no Trânsito/2012; palestrante no Encontro CETRAN/MS/2012; professora de Pós-Graduação em Psicologia no Trânsito/2012; instrutora de trânsito/2010; orientadora de TCC de EAD – UFMS/2012. É atriz e diretora de teatro DRT/MS Nº 18.

  13. Jussara Bellavinha

    Jussara Bellavinha

    Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte – BHTRANS

    Jussara Bellavinha é arquiteta formada pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG em 1978. É pós-graduada em urbanismo também pela UFMG e em Desenvolvimento Gerencial pela USP. Trabalha na BHTRANS há mais de 20 anos sendo que atualmente ocupa o cargo de Diretora de Atendimento e Informação e coordena o Projeto Vida no Trânsito.

  14. Marta Maria Malheiros Alves

    Marta Maria Malheiros Alves

    Vigilância Epidemiológica Municipal - Palmas/TO

    É bióloga, graduada pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui especialização em Saúde Pública e Farmacologia e é mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Tocantins. Trabalha na Gerência da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas e, desde 2010, é Presidente da Comissão Pública para planejamento e execução para o Projeto Vida no Trânsito.

  15. Tanara Rosângela Vieira Sousa

    Tanara Rosângela Vieira Sousa

    Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trânsito e Álcool do Hospital das Clínicas de Porto Alegre/RS

    Economista, Doutora em Economia Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com ênfase em Economia da Saúde, e Estágio de Doutoramento na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Sua tese de doutorado versou sobre risco e avaliação econômica em Segurança no Trânsito. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trânsito e Álcool da UFRGS, atuando no monitoramento e avaliação do projeto Road Safety10: Vida no Trânsito - Brasil. Pesquisadora do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas da UFRGS.