Notícias

Especialista francês mostrará em Porto Alegre como seu país reduziu acidentes e mortes

12.07.2012 - 13:47

A França tomou recentemente diversas medidas polêmicas para reduzir a acidentalidade. No combate à alcoolemia, responsável por 30% das mortes no trânsito no país, foi estabelecida a obrigatorieda de cada veículo portar um bafômetro. Com essas e outras medidas, as mortes no trânsito foram reduzidas em mais da metade nos últimos 40 anos.

Para falar sobre iniciativas desse tipo, o Detran-RS está trazendo ao Brasil o especialista francês Joël Valmain, do Departamento de Segurança de Controle Rodoviário do Ministério do Desenvolvimento Sustentável e conselheiro técnico para a segurança viária do Ministério do Interior. Valmain falará no Congresso Internacional de Trânsito, que acontece em Porto Alegre de 17 a 19 de julho, com inscrições gratuitas pelo hotsite www.congressodetransito.rs.gov.br.

A proposta do Detran-RS é comemorar seus 15 anos oferecendo a todos os interessados em trânsito e em acidentalidade a oportunidade de ouvir e interagir com experts internacionais da área sem sair do Brasil. O Congresso Internacional de Trânsito reunirá, no Centro de Convenções Barra Shopping Sul, grandes nomes de diversos países para compartilhar experiências bem-sucedidas na redução de acidentes.

Entre os palestrantes, destacam-se também Janet Dore, CEO da organização australiana TAC (Transport Accident Comission); Felipe Rodríguez Laguens, da Agencia Nacional de Seguridad Vial Argentina; Maria Seguí Gómez, diretora geral de Trânsito da Espanha; e Cheila Maria de Lima, consultora do Ministério da Saúde.

A conferência de Joël Valmain ocorre no dia 19, às 10h, e abordará a política de segurança viária na França e seus desdobramentos internacionais. Sua exposição será complementada pela palestra da também técnica do ministério francês Émilie Vasquez. O vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill, coordenador do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, atuará como mediador do debate.

Perfis
Valmain é mestre em Ciências Econômicas. Atuou como instrutor e examinador de trânsito, sendo especialista em habilitação de condutores. Sobre esse tema, representou a França por muitos anos junto aos demais países europeus. Gerenciou projetos de pesquisa da Unidade de Segurança Viária da Comissão Européia, em contato com a Organização Mundial da Saúde e a ONU. Hoje, é conselheiro técnico do Delegado Interministerial pela Segurança Viária para questões internacionais. É ainda o organizador da Jornada Europeia pela Segurança Viária, focada nos jovens como vítimas.

Mestre em Direito Penal, em Política Criminal Europeia e em Gestão de Riscos e Crises, Emilie Vasquez é especialista em cooperação internacional em segurança, incluindo movimentação de multidões e de trânsito. Ela exerce suas funções no Ministério do Interior da França. Exportando a expertise francesa na área, dirigiu ações de cooperação no México, em Beirute, em Abu Dabi e no Irã.

Década de Ação
Para o presidente do Detran-RS, Alessandro Barcellos, o Congresso é uma oportunidade para ultrpassar o debate sobre diagnósticos e discutir soluções: "queremos divulgar propostas que estão dando certo em outros países e estabelecer uma rede de iniciativas internacionais que possam contribuir para a meta da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, que é reduzir em 50% o número de vítimas de acidentes de trânsito até 2020."