Notícias

França, Austrália, Espanha e Argentina mostram em Porto Alegre suas soluções para o trânsito

12.07.2012 - 13:45

Ideias que Salvam Vidas”. Com esta proposta, o Detran/RS está trazendo a Porto Alegre quatro grandes cases internacionais de sucesso no combate à acidentalidade. Trata-se do Congresso Internacional de Trânsito, que acontece de 17 a 19 de julho no Centro de Convenções Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, com inscrições gratuitas. O evento marca os 15 anos do Detran gaúcho, mostrando que é possível reduzir o número de acidentes de trânsito com criatividade e foco na defesa da vida. Experiências bem-sucedidas de cinco capitais brasileiras integrantes do projeto Vida no Trânsito também estarão sendo compartilhadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo hotsite www.congressodetransito.rs.gov.br.

O grupo de palestrantes conta com Janet Dore, CEO da TAC, organização australiana que mudou o paradigma da propaganda educativa de trânsito; Felipe Rodríguez Laguens, da Agencia Nacional de Seguridad Vial Argentina; Maria Seguí Gómez, Diretora-Geral de Trânsito da Espanha; Joël Valmain, do Departamento de Segurança de Controle Rodoviário do Ministério do Desenvolvimento Sustentável da França; e Cheila Maria de Lima, consultora do Ministério da Saúde. Serão 15 palestras em três dias de evento, destinadas a todos os profissionais e interessados nas questões de trânsito e mobilidade.

Alessandro Barcellos, diretor-presidente do Detran/RS, explica que a Autarquia optou por comemorar seu aniversário com um evento consistente, buscando inspirar gestores e profissionais do trânsito a desenvolver políticas públicas e projetos inovadores. “Esta é uma oportunidade ímpar de conhecer as melhores práticas e experiências do mundo. Queremos avançar nas discussões, passando do diagnóstico à realidade prática”, assegura. Segundo ele, é hora de estabelecer uma rede de iniciativas internacionais que possam contribuir para a meta da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, de reduzir em 50% o número de vítimas de acidentes de trânsito até 2020.