Notícias

Espírito Santo aposta em programa multidisciplinar para reduzir acidentes na Grande Vitória

19.07.2012 - 17:30
  • Foto: Fabio Nassif

  • Foto: Fabio Nassif

O Secretário Estadual de Transportes e Obras Públicas do Espírito Santo trouxe ao Congresso Internacional de Trânsito a experiência capixaba no combate aos acidentes, mortes e lesões em ruas e estradas. Fábio Damasceno apresentou, na tarde dessa quinta-feira (19), o projeto “Juntos pela Vida”, implantado em novembro de 2011 na Grande Vitória, região responsável por 95% dos acidentes no Estado.

Para conter a explosão de casos, o Governo do Estado reuniu diversos órgãos: “Sabíamos que apenas uma política multidisciplinar poderia resolver. Sendo assim, reunimos as secretarias da Saúde, Educação e Segurança, além do Detran, polícia e corpo de bombeiros para elaborar o programa”.

O “Juntos pela Vida” se sustenta em três pilares: educação, infraestrutura e fiscalização. “Levamos o programa para as escolas e até 2014 queremos ter alcançado 80% das salas de aula. Treinamos cinco mil professores para que eles incluíssem questões do trânsito nas matérias regulares”.

Com relação à infra-estrutura, o Espírito Santo está investindo na manutenção das rodovias, tanto em operações tapa-buraco, quanto na renovação da sinalização horizontal e vertical. O número de operações de fiscalização aumentou consideravelmente, com e sem o uso do bafômetro. “Estamos equipando diversas vias importantes da grande Vitória com pardais e câmeras de sinaleira.”

Além disso, o Estado criou mais Jaris (Juntas Administrativas de Recursos de Infrações) para acelerar o julgamento dos recursos à multas. “Hoje, temos casos que levam até sete anos para serem julgados, o que significa impunidade. Nossa meta é reduzir para menos de um ano”, explicou Damasceno.

Mesmo com apenas seis meses de atuação, o programa Juntos pela Vida já apresentas resultados importantes. “Nos primeiros seis meses de 2011 tivemos 12.422 acidentes, com 71 mortes. No mesmo período de 2012, foram 11.455 acidentes, com 52 mortes”, revelou Damasceno.

Ivan Trindade
de Porto Alegre