Motociclistas são tema de conferência no Congresso Internacional de Trânsito

16.07.2012 - 09:23

A segurança sobre duas rodas: a experiência paulistana no período de 2005 a 2012 será o tema da conferência da Heloisa Helena de Mello Martins, representante da Companhia de Engenharia de Trânsito da Cidade de São Paulo (CET) no Congresso Internacional de Trânsito, em Porto Alegre. O evento, que ocorre de 17 a 19 de julho, é uma realização do Governo do Estado, por meio do Detran/RS, e têm inscrições gratuitas pelo hotsite www.congressodetransito.rs.gov.br.

A prefeitura da cidade de São Paulo estima ter em circulação diariamente quase um milhão de motociclistas. Segundo levantamento da CET, nos últimos seis anos houve 1,4 mil mortes por ano no trânsito em São Paulo, com grande parte dessas vítimas sendo motociclistas. Enquanto a taxa de mortalidade de ocupantes de outros tipos de veículos é de 0,33 para cada 10 mil veículos, entre os motociclistas a taxa é de 5,49 mortes a cada 10 mil motos.

Frente a esse panorama, a CET executa uma série de ações visando a redução dos acidentes com motos e consequentemente o número de lesões e mortes. As ações envolvem educação no trânsito, com cursos gratuitos de pilotagem de motocicletas e um específico para os mensageiros profissionais, já realizado por mais de cinco mil motociclistas. Outra medida foi a criação de corredores exclusivos para motos em grandes avenidas da cidade, que contam com sinalização horizontal e vertical específica para o tráfego de motocicletas. Também foi bastante eficaz a proibição da circulação de motocicletas na Marginal Tietê, via de tráfego intenso de veículos pesados e de carga, o que levou a uma redução de 30% nos acidentes com mortes nessa via.

A CET intensificou também as operações de fiscalização, inclusive com uso de radar específico para a autuação de motocicletas em excesso de velocidade. Já são seis equipamentos em uso na cidade, capazes de registrar a velocidade das motos mesmo quando trafegam entre os veículos.

Sobre a Conferencista
Heloisa Helena de Mello Martins é historiadora formada pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Administração Pública e Planejamento Urbano pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem mais de 30 anos de experiência em planejamento urbano e de trânsito, tendo atuado a maior parte do tempo na CET.