Congresso Internacional traz experiência argentina na gestão do trânsito e redução da acidentalidade

16.07.2012 - 09:27

O diretor executivo da Agência Nacional de Segurança Viária da Argentina (ANSV), Felipe Rodriguez Laguens, é um dos quatro conferencistas estrangeiros do Congresso Internacional de Trânsito, que acontecerá de 17 a 19 de julho no Centro de Convenções do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio do Detran/RS e é aberto ao público com inscrições gratuitas. Todas as informações estão disponíveis no site www.congressodetransito.rs.gov.br.

Criada em abril de 2008 pelo governo federal argentino e subordinada ao Ministério do Interior e Transporte, o objetivo da agência é cumprir a meta estabelecida pelo executivo de redução em 50% a mortalidade por acidentes de trânsito naquele país. Para tanto, a ANSV é o organismo responsável pela coordenação e execução do Plano Nacional de Segurança Viária. Dentro desse plano, foram definidos como eixos fundamentais de ação da ANSV as tarefas de conscientização, prevenção, controle e sanção das matérias viárias na Argentina. O trabalho já apresenta resultados significativos em quase quatro anos de atuação. O número de mortos em acidentes de trânsito caiu de 11,71 para cada 100 mil habitantes em 2008 para 10,27 para cada 100 mil habitantes em 2010, segundo dados da própria agência. Outro dado que comprova a eficiência das ações da ANSV é a queda do número absoluto de acidentes de 212.197 em 2007 para 174.828 em 2010.

Sobre o palestrante

O Diretor Executivo Felipe Laguens é graduado em administração, tem pós-graduação em economia pública, ciência política e finanças públicas. Já foi Subsecretário de Assuntos Municipais do Governo da Província de Buenos Aires, Subsecretário de Coordenação de Políticas Públicas da Liderança de Gabinete do Governo da Província de Buenos Aires, Subsecretário de Planejamento Estratégico da Municipalidade de La Plata e Subsecretário de Gestão Municipal do Ministério do Interior. Suas áreas de especialização são sistemas de gestão do estado a nível municipal, provincial e nacional. Planejamento e controle, auditoria e sistemas de informação aplicados à gestão pública, orçamento, desenvolvimento e implementação de programas.